Comitê Faz Diagnóstico da Aquicultura Municipal

 


Comitê Faz Diagnóstico da Aquicultura Municipal

Série: Caminhos da Aquicultura

Criado no último mês de agosto, o Comitê de Desenvolvimento da Aquicultura de Terra Alta tem trabalhado bastante para construir uma agenda positiva em conjunto com a gestão municipal e a câmara de vereadores.

Composto por representantes da sociedade civil, o comitê está prestes a apresentar um estudo que é o resultado de um levantamento feito pelos membros Arison Mendes, Ênio Cristo e Rogério Bitencourt.

Este levantamento tem a finalidade de diagnosticar a atividade da aquicultura municipal, tanto nas propriedades produtoras, quanto nas improdutivas, mas com potencial para reativação.

Tem sido

um trabalho difícil de fazer, pois além das distâncias, é preciso "sorte" para encontrar o produtor rural em sua propriedade na hora da visita!

Já foram visitadas as localidades do Areial, Urucurana, Vista Alegre, Cigana e 39.


A liderança do levantamento é do subsecretário de agricultura Ênio Cristo. Para ele, “existe um potencial extraordinário para conquistarmos o protagonismo da aquicultura estadual. Temos em nosso município muitas famílias com tanques que poderiam estar produzindo, mas não estão por diversos fatores. Nós vamos resolver tudo isso!”

Ênio está certo!

Estamos presenciando diversas propriedades com grande potencial para produção. A gestão municipal está trabalhando para dar condições para que todos os gargalos que atrapalham ou inviabilizam a atividade aquícola sejam retirados.

Estradas vicinais danificadas, falta de assistência técnica, dificuldade de acesso à compra de ração, incerteza ou desconhecimento do escoamento da produção e inexistência de uma cooperativa atuante, são algumas das queixas de quem está produzindo ou quer produzir.

A previsão da equipe de diagnóstico é terminar os trabalhos de levantamento até dia 14 de setembro.

Este estudo servirá para fornecer às secretarias de agricultura e meio ambiente as informações necessárias à elaboração de um planejamento estratégico voltado ao crescimento e desenvolvimento da aquicultura no município de Terra Alta.

A prefeitura está patrocinando o estudo através do fornecimento de uma viatura cedida pelo senhor Genival, secretário de meio ambiente.

#Boratrabalhar





Apoio: 


Clique aqui e conheça a AMEXX!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Caminhos da Piscicultura

FAEPA/SENAR APRESENTAM PROPOSTAS AO DESENVOLVIMENTO DE TERRA ALTA

Terra Alta e a Aquicultura - Desafios e Oportunidades