FAEPA APRESENTA PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA APICULTURA PARAENSE
A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA, realizou no último dia 04 uma reunião para apresentação do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Mel com o projeto piloto denominado “Rota do Mel” deverá atender cerca de 330 mil propriedades rurais em onze cidades paraenses.
Representantes de Terra Alta e parte da mesa do evento
No evento, a mesa foi composta pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier, pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, ainda o secretário Extraordinário de Produção do Governo do Pará, Giovanni Queiroz, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar PA (ATeG), Dácio Carvalho e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Daniel Pereira.
Durante duas horas a palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma e técnica de Campo do ATeG, Joyce Teixeira, que com muita maestria soube expor com clareza e carisma.
Terra Alta esteve representada oficialmente pelo secretário adjunto Ênio Cristo, e como convidados da FAEPA o jovem agricultor Arison Mendes, o representante da APROTERRA, Paulo Ciso, o presidente do Sindicato Rural de Terra Alta, Marcelo dos Reis Soares e este jornalista.
As onze cidades se fizeram representadas por alguns de seus prefeitos, por secretários, presidentes de sindicatos rurais e por produtores rurais que têm interesse na apicultura.
Com foco nas questões Social, Ambiental e Econômica, o projeto será realizado, inicialmente, em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, Terra Alta, São Caetano de Odivelas, Vigia, Colares e Santa Bárbara.
Para Joyce Teixeira, a sustentabilidade é ancorada em uma atividade (apicultura) altamente lucrativa, e que abre possibilidades extraordinárias tanto aos pequenos, como aos médios e grandes produtores.
A realizadora do evento, FAEPA, é associada à Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA e foi fundada em 8 de setembro de 1951. Tem como missão representar e defender a classe produtora rural, promovendo ações para a sustentabilidade do agronegócio paraense.
Para o alcance de sua missão, a FAEPA desenvolve numerosas ações em parceria com os governos federal, estadual e municipal, contando, para tanto, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará – o Fundepec e da Amazônia Rural – Central de Negócios, instituições que integram o sistema FAEPA.
Rogério Bitencourt em entrevista ao http://sistemafaepa.com.br/blog/projeto-rota-do-mel-vai-incentivar-a-producao-de-mel-no-estado/
As ações da FAEPA estão descentralizadas em dez núcleos regionais, que reúnem 132 sindicatos rurais espalhados por todo o território paraense, cuja área atinge 1,2 milhão de km2.
Para o representante da Secretaria de Agricultura de Terra Alta, Ênio Cristo, "esta é uma grande e imperdível oportunidade para que nosso município esteja colocado entre os principais produtores de mel e derivados. Trabalhamos diuturnamente para que as oportunidades cheguem e alcancem nossos trabalhadores rurais, A apicultura, uma vez consolidada em nossa região, trará geração de emprego e renda aos homens e mulheres do campo!"
Rogério Bitencourt e o Mascote do evento.
O presidente do Sindicato Rural de Terra Alta, Marcelo Oliveira, é um entusiasta da causa rural e amigo de longa data do presidente da FAEPA. Os dois conversaram demoradamente e ajustaram algumas ações para nosso município, o que estaremos divulgando posteriormente.
Foi gratificante também poder testemunhar a euforia e empolgação do jovem Arison, pois, segundo ele, "existe um "mundo" de conhecimento e sabedoria que muitas vezes não temos acesso quando não nos dispomos à participar de eventos como esse."
*Fica o agradecimento ao Secretário de Meio Ambiente, Genival, por ter cedido a Pick-up para esta missão.
A próxima fase do projeto será divulgada pelo site da FAEPA e nós estaremos também replicando a matéria.
Comentários
Postar um comentário