Prefeitura Inicia Obras de Recuperação da Transareal
Após uma espera de quase vinte e cinco anos, finalmente as obras de recuperação da "curva da Sônia" começaram.
Embora haja poucos recursos para investimento em infraestrutura, o município encontrou meios para que se cumprisse a promessa de seis campanhas eleitorais, onde sempre se faziam compromissos voltados à recuperação da estrada, mas que infelizmente não se cumpria!
Falando com exclusividade à nossa reportagem, o prefeito Naldo Matos nos contou como será o andamento das obras.
T A em Foco: Quem está realizando esta obra? Alguma empreiteira, ou a própria secretaria de obras do município?
Naldo Matos: Nós estamos realizando as obras com a estrutura da própria prefeitura através da secretaria de obra de nosso município mesmo. É um sonho antigo dos moradores que habitam nas agrovilas que são acessadas por este ramal.
T A em Foco: Os recursos para esta obra são de alguma emenda parlamentar, ou do próprio caixa da prefeitura de Terra Alta?
Naldo Matos: Emenda? Não! São recursos da própria arrecadação municipal! Temos nos empenhado para economizar ao máximo cortando gastos e aplicando uma gestão financeira que nos possibilite fazer mais com menos. Não é fácil, mas com a ajuda de Deus estamos conseguindo.
Estamos conseguindo economizar em diversas áreas da gestão municipal e isso nos dá a oportunidade de realizar obras que há muito estão dentro das necessidades de infraestrutura de Terra Alta, mas que não saíam do "papel".
Veja bem, só quem mora neste ramal sabe das dificuldades de não se ter uma via de acesso pelo menos transitável! Quando uma via não está boa, ela atrapalha a população em todas as áreas. A safra não pode ser escoada como deveria, o transporte escolar fica deficitário, o acesso das ambulâncias torna mais dolorosa a vida de quem está sofrendo dentro do transporte a caminho de nosso posto de saúde ou de um hospital, o caminhão do lixo sofre avarias, e os carros e motos dos moradores não aguentam e sofrem também avarias. Parece que é só um "buraco" na via, mas o custo para os moradores é muito alto. Nós vamos resolver isso!
T A em Foco: Qual o orçamento desta obra?
Naldo Matos: Esta obra está orçada em cinquenta mil reais. Trouxemos o nosso engenheiro para nos orientar e fazer o projeto de recuperação da passagem da água pluvial e que nos tempos de inverno passa com muito volume e correnteza neste local. O custo ficou neste patamar por causa da utilização do nosso próprio maquinário, mão de obra e união dos nossos servidores em torno deste empreendimento.
T A em Foco: Qual o cronograma para a realização das obras?
Naldo Matos: Bem, nossa previsão é de noventa dias para que possamos entregar de volta a estrada como deve estar. Hoje nós já estamos trabalhando no "berço" que servirá como base aos tubos que foram projetados pela nossa engenharia. Não é uma obra rápida, pois precisa obedecer ao tempo estabelecido pela engenharia. Estamos realizando tudo com muita cautela, boa vontade e obedecendo os mais rígidos padrões de qualidade. Temos metas, mas faremos tudo com muito cuidado e sensatez!
T A em Foco: Com a recuperação da estrada, certamente o senhor também terá condições de cumprir uma de suas metas anunciadas na campanha, que é o asfaltamento do ramal. Isso pode acontecer ano que vem?
Naldo Matos: (Risos) Ano que vem? Não! Nós entramos no programa "Asfalto Por Todo o Pará" do governo estadual e fomos contemplados com o asfalto que em breve começará. Além disso, estamos com um projeto que vai pavimentar um grande número de vias públicas através da nossa fábrica de bloquetes que será realizado com recursos próprios do município. Será um marco histórico para o nosso município! Estaremos dando início aos trabalhos da fábrica em dois meses. As coisas estão tomando seus rumos e eu não vou decepcionar nosso povo!
O domingo 15/8 foi de festa na obra, já que é a data do aniversário do prefeito e muito dos seus amigos foram até lá para abraçá-lo e apoiá-lo na iniciativa.
Nossa reportagem pode presenciar a participação dos secretários de obra, agricultura e meio ambiente trabalhando junto aos funcionários e ao prefeito Naldo Matos.
Certamente há muito ainda o que se fazer, mas temos que reconhecer os esforços do município para que o mínimo se faça, mesmo em face dos obstáculos encontrados pela administração pública, principalmente em tempos de pandemia como hoje vivemos.
Apoio:
Comentários
Postar um comentário