Terra Alta e a Aquicultura - Desafios e Oportunidades

O Brasil há muito tem o protagonismo como um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, suína e de frango. Nosso principal desafio, porém, está na dificuldade em alavancar a produção aquícola, em especial a de peixes.


Segundo o IPEA, o crescimento nacional foi na ordem de 14,2% desde o ano de 2004, sendo que em 2019 foi de 4,9%, e isso é muito distante tanto do potencial, quanto da necessidade de produção para atender os mercados interno e externo.

Apesar de os dados serem positivos quanto ao crescimento, existem desafios para a fomentação da cadeia produtiva, pois crescimento depende de planejamento, profissionalização e principalmente um esforço para que o poder público e a iniciativa privada juntamente com a sociedade organizada possam conversar entre si, principalmente, e juntos construírem políticas públicas voltadas ao setor aquícola nacional, passando por todos os municípios brasileiros. 

O primeiro passo é o diagnóstico da cadeia produtiva municipal, pois não se pode traçar planos, projetos, ou executar nada sem que antes se tenha conhecimento dos números, pois são eles que apontarão os caminhos a serem seguidos para que se possa desenvolver o setor de forma inteligente, organizada, sem desperdícios e sustentável!

A prefeitura de Terra Alta tem executado diversos serviços através das secretarias de meio ambiente, obras e agricultura, com a finalidade de dar apoio e estrutura para o setor aquícola. Frentes de trabalho estão escavando tanques, fornecendo alevinos, buscando conhecimento através das parcerias com o SENAR e o Sindicato Rural de Terra Alta.

Embora seja louvável todo o esforço da atual gestão, precisamos de muito mais!

Não conseguiremos avançar de forma sustentável senão estabelecermos alicerces sólidos para o setor. E isto começa pelo DIAGNÓSTICO!    

Através de um estudo daquilo que já se produz, das necessidades de que já está inserido na cadeia produtiva, do potencial de crescimento da produção local, do nível de preparo de quem já está produzindo e da organização dos atuais produtores é que poderemos ser destaque e até modelo para todo o país.

Estamos tentando vencer algumas barreiras, algumas bem sérias e outras nem tanto, para que o prefeito tenha ciência de todo este


processo, aceite ajuda, e venha caminhar juntamente com os produtores rurais de nosso município rumo ao crescimento exponencial do setor aquícola de Terra Alta. Só depende dele o colocar Terra Alta nos trilhos do desenvolvimento de um setor muito pouco explorado no Pará, e menos ainda em nosso município.

#Boratrabalhar

Rogério Bitencourt

Entre em contato conosco através do ZAP 91 98198-3970

Esta matéria teve o apoio da https://www.amexx.org.br



As três fotos acima são de tanques escavados pela Prefeitura de Terra Alta na região do Barra Limpa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Caminhos da Piscicultura

FAEPA/SENAR APRESENTAM PROPOSTAS AO DESENVOLVIMENTO DE TERRA ALTA